9 de fev. de 2014

O rei do "horror music" em Vocaloid: Machigerita


Machigerita-P (ou só Machigerita e, em katakana, マチゲリータP), produtor e utaite amplamente conhecido por conta de seus trabalhos com Vocaloid que focam o terror e o grotesco é hoje nosso assunto aqui no blog da V/UD!
Daisuke Kuchiki, mais conhecido como Machigerita, tem 23 anos e faz originais para Vocaloid desde que tinha 16. Seus trabalhos com o Vocaloid tiveram início com o original "Hatsune Miku ni Jisaku Techno?", com upload no Nico Nico datado de 20/09/2007, apenas 20 dias após o lançamento da Miku, de forma que é considerado ativo desde o início do "movimento Vocaloid". 

Um dos símbolos do Machigerita, acompanhado de suas cores favoritas, roxo e preto. 
Dentre seus 130 originais upados (sem contar com os exclusivos de CDs), já foram usados diversos Vocaloids, como MEIKO, KAITO, Miku, Rin, Len, Luka, GUMI, VY2, Lapis e outros, além dos que ele mesmo cantou, como utaite. 

Desses originais, alguns dos que mais se destacaram (e por consequência), que ganharam mais views foram "Dark Woods Circus", velha conhecida nossa, "Rotten Girl, Grotesque Romance", que também não fica muito atrás em popularidade, e "Candy Addicts Full Course", que é uma das obras em que o estilo de Machigerita é mais marcante: Além de ter aquela coisa "creepy", ele já declarou que ama doces!


Quanto à suas inspirações, Daisuke comentou, em uma entrevista no natalie, que quando estava no segundo e/ou terceiro ano do colegial, gostava de ouvir bandas como Malice Mizer e the GazettE, que teriam também incrementado seu gosto pela música e, inclusive, pelo gênero rock, que seria seu foco posteriormente. Ainda de acordo com ele, seu primeiros instrumentos musicais teriam sido um conjunto de tambores: quando era pequeno,  seu pai tocava bateria em uma banda informal, então o pequeno resolveu tentar também. No ensino fundamental, queria fazer parte de uma banda de metal, porém nunca realizou seu sonho plenamente, por "nunca ter tido amigos". Depois, já mais velho, começou com a área de softwares musicais, experimentando uma pequena variedade antes de finalmente debutar no gênero Vocaloid, com o lançamento da Hatsune Miku (ele já conhecia KAITO e MEIKO, mas passou a se interessar verdadeiramente só com a chegada da Miku). Outra influência notória seria Tim Burton, diretor de cinema cujos filmes são quase tão "creepy" quanto as músicas de Machigerita. Este, inclusive, já publicou algumas vezes em seu Twitter fotos de produtos que comprava do filme "The Nightmare Before Christmas", que é, aparentemente, seu favorito e o meu também.


Antes de tomar definitivamente o ramo Vocaloid (e, na verdade, até mesmo no começo dele), gostava de compor músicas no estilo tecnho, influenciadas pelo antigo jogo rítmico japonês beatmania. Hoje em dia, ele classifica seus primeiros trabalhos, incluindo os no Vocaloid como "frustrantes": tem preferência pelos que vieram à partir de Dark Wood Circus. Diz também que o sentimento que transmite com essas canções de rock são diferentes dos que ele transmitia antes, e que se sente mais apto e confortável quanto à essas novas. 

Vale também ressaltar que mesmo depois de estrear com o típico gênero assustador em suas músicas, nem todas se mantiveram assim até hoje, mesmo que a maioria permaneça sendo rock (seja ele mais ou menos pesado). É o caso, por exemplo, de Garasu no Hana, do VY2 e Bordelands!, do Len.

Machigerita sempre gostou do que chama de "Visual Kei", e, como não poderia ser diferente, transmite isso em sua aparência. Com seus 1,73 de altura e 69kg, gosta de usar cachecóis, roupas no estilo gótico e inclusive tem parte de seu cabelo pintado de roxo (sim, ele ama essa cor). 
Machigerita com uma peruca roxa.
Machigerita em sua última foto publicada.
No ramo utaite, muito embora seu rostinho diga o contrário, as pessoas costumar dar à sua voz a classificação de "ikemen", o que quer dizer basicamente, uma voz bem máscula. Ele iniciou seus trabalhos fazendo covers (e originais) em 2008, não muito tempo depois de virar um producer. Quando faz covers, muitas vezes gosta de fazer seu próprio arranjo para as músicas, dando-as um ar de "Visual Kei", o que eu diria que é bem a sua cara. Alguns dos que mais gosto, por exemplo, são o cover PONPONPON (Visual-Kei version, com aproximadamente 155.00 no youtube) e o original Zombie Song (com mais de 75.000 no mesmo). 


Até hoje, Machigerita-P tem 8 CDs lançados, tendo o último sido lançado em meados de 2012, 2 EPs e 6 singles, dos mais diversos Vocaloids e/ou algumas faixas cantadas por ele próprio. Algumas de suas músicas possuem novels (uma espécie de mangá), como é o caso de Dark Wood Circus, Candy Addict Full Course, Natsu to Rouka to Hanabatake, Tsugihagi Sandoku e Sunset Love Suicide. Estas últimas 4 pertencem à mesma novel, lançada no final do ano passado, levando o nome da música "Candy Addict Full Course". 

Alguns de seus CDs e novels sendo expostos. 
Agora vamos às curiosidades! Tem muita coisa legal que a gente pode descobrir sobre o Machigerita por aí, e eu diria que é uma pessoa muito interessante nesse aspecto, com um estilo próprio evidente. 
  • Seu tipo sanguíneo é AB;
  • Ele gosta de música, jogos, filmes, coisas fofas, pessoas legais e brinquedos;
  • Não gosta de coisas amargas e minhocas; 
  • Tem mania de usar a carinha (´◉‿ゝ◉`) o tempo todo;
  • É fascinado por fotografia;
  • Ele já chegou a colocar uma peruca feminina e publicar foto há certo tempo atrás;
  • Mora em Saitama, Japão;
  • Nasceu em 24 de Janeiro de 1991.
Principais logos do Machige.
Uma coisa que sei que deixar muito gente aí babando: houve uma colaboração entre Machigerita e marca Deorart, que trouxe à venda os mais variados itens de vestuário inspirados pelo estilo do produtor! Infelizmente, não consegui tantas informações à respeito quanto gostaria, mas acho que já dá pra ter uma ideia pela imagem a seguir: 


Então, gente, já chegando ao final do post. Espero que tenham gostado tanto dele quanto eu gosto ou quem sabe até mais! É um dos producers cujo estilo eu mais admiro, e admito que vejo poucos outros com características tão marcantes. Minhas músicas favoritas dele são Bordelands!, Candy Addicts Full Course, Erikubi e Gyakuzai Koshinkyouku ~Kai~, que eu recomendo bastante pra quem estiver interessado. 


Aproveito para deixar alguns links úteis para quem quiser der mais uma espiadinha nas coisas do Machigerita por aí:

Até a próxima e muito obrigada aos que leram! ( ´ ▽ ` )ノ
~Vanilla 
Comentários
9 Comentários

9 comentários (no blogger) :

Anônimo disse...

Muito bom o post! Como que eu não sabia que Rotten Girl Grotesque Romance e Dark Wood Circus foram compostas pela mesma pessoa?

PS: Amei a linha de roupas dele!

Mari disse...

Adorei o post, Yoi! Aliás, você sabe dizer se é o próprio Machigerita que ilustra os PV's? Eu adoro as artes usadas... Combina perfeitamente com as canções, sempre sombrias e melancólicas. (Gosto muito da de Rotten Girl Grotesque Romance, me dá até arrepios de olhar *-* hehe)

Mais uma vez parabéns, tem bastante curiosidade por ai no meio que eu não sabia. <3

Anônimo disse...

Simplesmente amei o post, o Machige é mesmo um amorzinho <3
vou ver ser consigo achar algo mais sobre a 'grife' dele, qualquer coisa eu passo pra vcs <3

Carla disse...

ele é lindo! *-*! e suas musicas sao muito boas!!!!
parabéns pelo post, espero ver mais como estes

Unknown disse...

O Machigerita é um lindo mesmo! Também amo as músicas dele, é um estilo bem interessante.
Obrigada pelos elogios! Em breve faremos mais posts desse tipo, tanto sobre produtores, como outros sobre sagas, reviews de álbums, dentre outros. Espero que continue acompanhando e que goste dos próximos tanto quanto gostou deste, quem sabe até mais. ^^

Unknown disse...

Muito obrigada! Eu também adorei fazer o post, foi uma boa oportunidade de conhecer mais sobre ele e fazer com que outras pessoas conheçam também, afinal, ele mais que merece essa atenção. Agradeço ainda uma segunda vez pela disposição em ajudar! Se descobrir alguma coisa, pode avisar tanto em comentários quando mandar por PM pra minha conta pessoal ou pra própria página da V/UD, eu ficaria muito feliz e ainda mais grata. ( ´ ▽ ` )ノ

Unknown disse...

Oi Mari! Obrigada, fico feliz que tenha gostado, dei meu melhor! Respondendo à pergunta, não é o Machigerita, até aonde eu saiba, que ilustra os PVs. Mas você está certa, as ilustrações sombrias combinam perfeitamente com as músicas e dão aquele arzinho especial tão típico das músicas dele... E de fato, a de Rotten Girl Grotesque Romance seria um ótimo exemplo!

Unknown disse...

Muito obrigada! Tem muita gente que não sabe mesmo, por exemplo, eu quando descobri fiquei tipo "Wow! Faz sentido!" hehe. Aliás, foi aí que comecei a me interessar pelo Machigerita e a procurar mais músicas dele. Queria trazer esse interesse pras outras pessoas também, e fico feliz de saber que gostaram. Sobre a linha de roupas, é um sonho ter uma peça daquelas, não? Enfim, obrigada mais uma vez, espero que continue acompanhando o blog e vamos nos esforçar para trazer matérias tão interessantes quanto essa ou quem sabe até mais. Até a próxima. (/^▽^)/

Unknown disse...

olha sabe dizer se tem algum site onde eu posso ler online Candy Addict Full Course?

Tecnologia do Blogger.
Bem vindo!Bem vindo! Aqui é um pontinho especial no fandom BR de Vocaloid na qual você poderá encontrar diversas postagens interessantes e divertidas sobre este magnífico universo, tais como reviews, tutoriais, entrevistas, traduções, etc! Esperamos que você se divirta e que aprenda muitas coisas!



Curta-nos!